CEJAF EM FOCO: SEJA BEM VINDO!




SEJA BEM VINDO! Que bom que você está conosco nesta construção. Entre no nosso COLÉGIO virtual e saiba mais sobre a nossa história.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

DOCUMENTÁRIO SOBRE O COLEGIO ESTADUAL JOSE AMANCIO FILHO

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

O CEJAF, conclama aos alunos para um novo ato cívico no dia 05/09 (domingo): DIA DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL, cujo tema do desfile era:

BRASIL: 188 ANOS CONQUISTANDO SUA INDEPENDÊNCIA E SOBERANIA

Há 188 anos, o 'Grito de Independência' ecoou às margens do Rio Ipiranga, anunciando que um novo tempo havia chegado para o Brasil. Marcada por lutas e sonhos, a Independência culmina com a emancipação política do nosso país, tornando-se livre de Portugal.
O movimento lioderado por José de Bonifácio surtira efeito, influenciando o jovem imperador Dom Pedro. "A ruptura com a Corte Portuguesa ficara evidente quando Dom Pedro determinou que qualquer decreto emitido pela Corte Portuguesa só poderia entrar em vigor mediante autorização sua, conferindo plena soberania à aristocracia brasileira".
Fruto do empenho de muitos brasileiros,a  Independência do Brasil assegurou a nossa soberania e a integridade territorial. Permitiu que vivêssemos a experiência política parlamentar e de governo que influenciou o desenvolvimento da nossa nação.
Após anunciar a sua insubordinação à Constituição Portuguesa, D. Pedro convoca a primeira Assembléia Constituinte Brasileira e assina o Manifesto às Nações Amigas, escrito por José de Bonifácio, o Patriarca Independente!
Independência, portanto, é uma longa e interminável conquista. A Independência se constrói dia-a-dia. O processo democrático implica participação. Povo soberano participa, age, define, decide!
Ao revivermos a história do passado, busquemos estabelecer novas atitudes e ações que assegurem um futuro promissor para o nosso país.

Texto lido em nome Colégios Estaduais de Curaçá, no momento solene do desfile, elaborado pela Assessora de Comunicação do Município de Curaçá JUSCELITA ROSA SOARES FERREIRA DE ARAÚJO.


Participação da FANFARRA DO MUNICÍPIO DE JAGUARARI-BA

DESFILE 2 DE JULHO DE 2010

Curaçá, com sua consciência e patriotismo, lembra e comemora a Independência da Bahia através de desfile cívico, saindo do Colégio Estadual Manoel Novaes, indo até a Avenida principal, Dr. Pedro Santos Torres, finalizando em frente a biblioteca Municipal, onde foi cantado o Hino da Independência da Bahia e o do Brasil. Todas as escolas municipais, estaduais e particulares estiveram presentes. Vejam as fotos dos alunos do CEJAF que com disciplina tornaram o momento cívico num relevante e surpreendente evento. Nossa ala ficou com o seguinte subtema:

AS RIQUEZAS DO CACAU